RECANTO DOS CANARIOS

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR EM COMPRAR AVES EM EXPOSIÇÕES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR EM COMPRAR AVES EM EXPOSIÇÕES

Mensagem por ANTONIO ROBERTO PEREIRA em Dom Jun 16, 2013 9:53 pm

nessa época de muitas exposições, os mais experientes poderia nos orientar,quais os cuidados que devemos tomar na compra de um exemplar e qual a responsabilidade do vendedor na venda (doença,erra de sexo.etc.)

roberto/birigui.sp.

ANTONIO ROBERTO PEREIRA

Masculino
Mensagens: 134
Data de inscrição: 07/01/2013
Idade: 65
Cidade/City: BIRIGUI

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR EM COMPRAR AVES EM EXPOSIÇÕES

Mensagem por Fábio Chanes em Dom Jun 16, 2013 10:22 pm

Olá meu amigo Roberto,




   Fiz dois tópicos sobre Novatos Dicas Para Adquirir Canários tem a parte 1 e a parte 2 dê uma olhada lá!
http://recantodoscanarios.forumeiros.com/t1520-novatos-adquirindo-canarios-parte-2





http://recantodoscanarios.forumeiros.com/t1507-novatos-adquirindo-canarios-parte-1


Abraços


Fábio Chanes
Lo sangre Ibérico- cría
cardenalitos clássicos, diluicion, brunos y pastel
FOB- KE 313


Fábio Chanes
Cofundador

Masculino
Mensagens: 2149
Data de inscrição: 04/01/2013
Idade: 45
Cidade/City: São Roque SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR EM COMPRAR AVES EM EXPOSIÇÕES

Mensagem por César Wenceslau em Seg Jun 17, 2013 12:43 pm

Antônio Roberto,

infelizmente não há canários "com garantia". Já comentei que certa vez um criador veio adquirir uma ave minha, separamos dentre todas aquelas da mesma cor que eu tinha, pegamos as aves, mudamos de gaiolas, separamos, etc. Quando o criador escolheu a ave e pegou-a na mão para colocar no seu transporte, a ave morreu na mão dele. Claro, ele acabou escolhendo outra ave.

Acredito que o primeiro passo seja: saiba muito bem o que você quer comprar, quanto está disposto a pagar, e de quem irá comprar.

Bom, vamos aos fatos: muitas vezes as pessoas compram aves por dó ou pena, acabam escolhendo aquele que está apanhando, que está mais fraco, mais quieto na gaiola, etc - não entre criadores, mas entre iniciantes e leigos, isto é prática comum. Nunca escolha uma ave que se apresente apática, sem brilho nos olhos, que apresente diarréia, dificuldade respiratória, etc.

Aves possuem metabolismo muito rápido, e uma semana é um período grande. Se não for colocada em local adequado, se a alimentação não for ideal, correntes de vento, etc, podem comprometer a saúde da ave e leva-la a óbito em curto espaço de tempo. O estresse também pode influenciar, e a mudança de local da ave pode também ser fator importante a ser avaliado.

Se você vai adquirir uma ave, procure adquirir a melhor ave dentro daquele valor que você está disposto a pagar. Procure por aves classificadas em concursos, ou peça ajuda para pessoas mais experientes para auxiliar na escolha da ave. Vá em criadores renomados e idôneos, que rotineiramente classificam aves em concursos.

O comprador deve verificar na hora da compra todas as condições da ave (pegue na mão, verifique o abdomên, a respiração, veja se não há sinais de diarréia e penas sujas ao redor da cloaca, etc). Verifique também se é macho ou fêmea, porém em alguns casos, sem um exame preciso (como sexagem por DNA), é muito difícil determinar se algumas aves são machos ou fêmeas (em raças como o Gibber Italicus, o ideal é fazer a sexagem, pois é difícil vermos espigão ou vermos estas aves cantando). Se ficar na dúvida quanto ao sexo de uma ave, e não puder correr o risco de arriscar, procure uma ave já definida, as vezes até mesmo uma ave adulta (com mais de um ano).

Vejo muitas vezes iniciantes ainda querendo comprar somente "aves jovens" de até um ano, pois sempre escutam que se devem adquirir exemplares jovens. Muitas vezes existem excelentes opções de aves com dois anos, adultas, por exemplo.

Infelizmente não há como o criador dar certas "garantias" de uma ave, se vai criar ou não, o comprador é quem deve se certificar se aquela ave atende perfeitamente aquilo que ele procura, e se está saudável no momento da aquisição. Também deve ter a consciência que o local, alimentação, higiene e manejo que será usado para aquela ave esteja adequado para evitar problemas.

Abraços, César

César Wenceslau

Masculino
Mensagens: 1487
Data de inscrição: 07/01/2013
Idade: 29
Cidade/City: Santana de Parnaíba/SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR EM COMPRAR AVES EM EXPOSIÇÕES

Mensagem por henrique dias em Seg Jun 17, 2013 12:49 pm

Tambem aconselho o criador que queira comprar, que procure um criador a raça ou cor, por que além de ter mais escolha em quantidade tem sempre as dicas de manejo sobre a cor ou a raça escolhida !!
Agora sobre garantias é como o Cesar falou é bem dificil pois as vezes até o caminho em que transporta o passaro pode estressar ele e ter algum problema !!
Já aconteceu de Eu trazer canarios de jundiaí de um grande amigo e de 8 canarios 1 só sentiu a viagem e chegou em casa logo embolou.

Abraços


Henrique Dias
CPCCF - CF 106
criadourodias.blogspot.com.br
Canários com fator

henrique dias

Masculino
Mensagens: 649
Data de inscrição: 05/01/2013
Cidade/City: São Matheus São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum